Kuki | Lifestyle | Ourense

Comércio justo | O comércio solidário

29 Outubro, 2017
Sabem quando se deixam envolver pela cidade que visitam e acabam por descobrir conceitos muito interessantes? Foi isso que me aconteceu recentemente numa visita a Ourense.
Vagueávamos pelas ruas destas cidades absorvidos pela arquitectura que logo nos conquistou. Quando nos apercebamos de uma loja diferente de tudo o que já tínhamos visto por lá. Comercio Xusto é como se chama, entramos a procura de conhecer o conceito. 

Loja comércio justo de Ourense
Comércio justo, assim é a tradução, é mais de que uma loja. Na verdade é um conceito bastante interessante e que eu desconhecia por completo.
Este é uma forma de comércio alternativo, promovido por organizações não governamentais e que procuram uma relação justa de venda entre os productores e os consumidores.

O comércio justo surgiu como ideia em 1960, porém só em 1967 foi posto em prática com a Fair Trade Organisatie na Holanda e em 1969 surge o espaço físico de venda.
A grande preocupação deste movimento são as transacções entre países em desenvolvimento e os países desenvolvidos, nomeadamente a nível dos produtos agrícolas e do artesanato. 

Loja comércio justo de Ourense
Loja comércio justo de Ourense
As organizações envolvidas no comércio justo precisam de respeitar alguns princípios pelos quais este movimento se rege: as pessoas encontram-se a frente do lucro, havendo preocupação e respeito pelos produtores e pagando um valor justo pelos produtos exportados. Ocorre também uma total transparência nas transacções e um envolvimento de todas as pessoas afectadas para a tomada de decisão. Outra condição obrigatória é a protecção dos direitos humanos, a igualdade de géneros e a não exploração infantil, sendo que procura-se também criar relações comerciais de longo prazo. Uma parte do valor arrecadado por estas exportações vai ser investido nestes países, de forma a promover melhores condições de vida, criando por exemplo escolas.
10 motivos para comprar no comércio justo 

O primeiro artigo a ser comercializado por estas lojas foi o café, porém actualmente nas lojas de comércio justo encontramos à venda uma grande diversidade de produtos. Na loja de Ourense havia produtos alimentares como o café e chocolate, produtos de beleza, vestiário, artigos de papelaria ou de artesanato.

Produtos alimentares à venda na loja comércio justo

Expositor de Loja comércio Justo

expositor de beleza da loja comércio Justo
artigos de beleza

Artigo de papelaria à venda na loja comercio xusto

Comércio justo
Não sei informar se todas as lojas são iguais, mas pelo menos na de Ourense existe um recanto nas traseiras onde é possível degustar um café. Devido aos horários de funcionamento não me foi possível voltar, fica para uma próxima visita.   

área de café loja comercio xusto Ourense
Existe ainda um cantinho totalmente dedicado às crianças, com algumas actividades que podem fazer. 
brincadeiras de crianças
voluntários
Claro que não podia deixar de trazer algo para mim, optei por um porta-moedas. Procurava algo que pudesse manter, contudo espero voltar mais vezes e comprar artigos diferentes, e quem sabe até experimentar um dos produtos do expositor de beleza. 

comércio justo

Para quem quer visitar existem 3 lojas na Galícia, a de Ourense, em Pontevedra e na Corunha. Em Portugal existem 12 lojas divididas nos seguintes distritos: Amarante, Porto, Lisboa, Coimbra, Braga, Barcelos, Almada, Palmela. Felgueiras e Guimarães.

Já tinham ouvido falar das lojas de comércio justo? 

  1. Olá minha querida 😘 eu adoro o conceito de comercio justo e sempre procuro lojas e marcas que estejam aderidas a ele. É uma muito boa forma de contribuir a um mundo melhor e mais justo 🙏🏼 Adorei o teu articulo, acho até que estes são temas que deveríamos abordar com mais frequência para consciencializar mais as pessoas 😘 um beijinho minha querida

    Blog  |  Instagram  |  Facebook  |  Twitter

  2. Eu não conheço muitas lojas ou marcas associadas…mas vou procurar saber quais…porque temcomo razão…É uma forms de contribuir para um mundo melhor….e justo
    Obrigada ❤
    Beijinhos

  3. Moitísimas gracias por tal reportaxe. Fotos e descrición marabillosas do que facemos. Alegrámonos moito da visita e agardamos que pronto podades vir a tomar un café ó que por suposto estades convidados .

    Unha vez mais gracias e ata pronto.

    Bicos e apertas de parte de todo o equipo da ONGD Solidariedade Internacional de Galicia Comercio Xusto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.