Beleza

Como lavo os meus pincéis de maquilhagem

31 Janeiro, 2018

Uma maquilhagem bonita não envolve só bons productos. Inclui também uma pele muito bem cuidada e uns pincéis devidamente limpos. Porém a importância de lavar os pincéis deve-se mais do que a uma maquilhagem bonita, envolve a saúde da nossa pele. 

pincéis maquilhagem

 

Já passaram algumas horas desde que o dia começou. Entre as diversas tarefas programadas para hoje, lavar os meus pincéis é uma delas.
Este é daquelas afazeres que eu vou adiando até não poder mais. Acho chato e extremamente aborrecido. Contudo sei que é muito importante manter os meus pincéis limpos.

 

 
A higienização dos pincéis deve ser feita regularmente, sendo que para isso usamos sempre água e sabão. As toalhitas desmaquilhantes, por exemplo, não são o suficiente para mantermos os pincéis limpos, apenas vai retirar uma parte do produto que está no nosso pincel.
Porque é tão importante lavar os pincéis? 
Quando ficamos muito tempo sem lavar os pincéis, estes vão acumular os restos de producto e poeiras, o que pode fazer com que se criem bactérias e fungos.
Quando voltarmos a aplicar a maquilhagem as bactérias e os fungos passam para a nossa pele. Isto pode originar infecções ou irritações da nossa pele ou agravamento do acne.

 

 
 
Que posso usar para lavar os pincéis de maquilhagem? 
Há produtos específicos para a limpeza dos nossos pincéis e esponjas de maquilhagem. Contudo acabam por ser um pouco mais dispendiosos.
Assim sendo, podemos lavar com champô (p. ex: champô neutro de bebé) ou um sabonete. 
 
 
Com que lavo os meus pincéis? 
Com o sabonete Dove, o clássico. Gosto muito deste sabonete, retira bastante bem os restos de maquilhagem e é barato.

 

sabonete dove


Não posso mais adiar esta tarefa, assim sendo vamos lá começar! 
O primeiro passo é reunir todos os pincéis e esponjas e levar tudo para a casa de banho. 




Como o faço?
Começo por preparar uma toalha onde os vou deixar a secar. Enrolo uma das extremidades de modo a, quando pousados, ficarem com o cabo mais elevado do que as cerdas. 

E agora sim começo a lavar. 
Uso sempre água morna e depois é só passar o pincel debaixo de água, tendo sempre um pouco de cuidado para não passar a parte de metal . Caso contrário corremos o risco de o pincel se descolar e mesmo com muito cuidado ao colá-lo acaba por ficar sempre um pouco torto.

lavar pincel maquilhagem


Posteriormente passo as cerdas do pincel no sabonete.

lavar pincel maquilhagem; sabonete Dove


Para o lavar, vou alternando entre movimentos circulares e verticais e entre os dedos e na palma da mão. Já existem diversos acessórios com diferentes texturas que auxiliam a lavagem, mas como ainda não decidi adquirir nenhum para experimentar, continuo a usar a minha mão.

Lavar pincel de maquilhagem com mão

 

lavar pincel de maquilhagem com mão


De seguida é só voltar a passar as cerdas do pincel por água, sempre sem ultrapassar a parte de metal. 
Caso o pincel não tenha ficado totalmente limpo, repito o processo. De outro modo é só retirar o excesso da água, sacudindo um pouco e com os meus dedos vou compor as cerdas do pincel de modo a que não fiquem deformadas.
E por fim é só deixar a secar na toalha. 

pincéis de maquilhagem a seca na toalha

Por norma, o pincel de base é o mais difícil de limpar, por isso algumas vezes deixo-o a demolhar num pouco de água com champô e vou lavando os restantes. 

pincel de base a demolhar; lavar pincel de maquilhagem



Deixo-os a secar na casa de banho?
Claro que não! Eu não gosto nada que fiquem na casa de banho, pois é sempre o local mais húmido da casa.
Normalmente levo-os para outra divisão onde não haja tanta humidade e seja mais arejado, ficando até ao dia seguinte.

Porque os penduro para baixo?
Para a água não escorrer em direcção ao cabo, mas sim em direcção à toalha.

E as esponjas de maquilhagem?
Bem, as minhas esponjas são lavadas da mesma forma, mas muito mais frequentemente. Por vezes nem sempre no dia em que a uso, mas sim na vez seguinte em que a vou usar (eu sei que não é o mais correcto, mas é o que eu faço).
Resumindo, passo a esponja por água e de seguida no sabonete. E vou alternando os movimentos de modo a limpa-la o melhor possível. Para mim lavar a esponja é um pouco mais complicado do que os pincéis, mas alternando os movimentos das mãos e com paciência fica bem limpinha. 
As esponjas de maquilhagem requerem muito cuidado. Sempre que uso a esponja ou a lavo, nunca a deixo secar num sítio fechado, normalmente fica na minha cómoda, por exemplo em cima de um prato decorativo. 

pincéis de maquilhagem lavados; limpos; sabonete dove



E agora que os meus pincéis estão todos bem limpos, posso dar mais uma tarefa por concluída  e passar para a próxima, pois o dia ainda está no princípio.  

 

pincéis de maquilhagem

E vocês como lavam os vossos pincéis? Que produtos aconselham?

  1. Também é uma tarefa chata para mim ahaha, mas tenho de ter mais atenção nisso! Lavo os meus pincéis exatamente como tu, apenas troco o sabonete por champô neutro de bebé, mas acredito que o resultado seja o mesmo 🙂
    Beijinhos!

  2. Normalmente, coloco alguma água num copinho com shampoo de bebé e faço movimentos circulares para retirar a maior parte e depois passo com mais detalhe e minúcia num sabonete.
    Beijinhos,

    A Maiazita

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.