Beleza

7 dicas que para iniciantes na maquilhagem

Quem espreita o blog rapidamente percebe que gosto bastante de maquilhagem. Porém este ainda é um mundo novo para mim. Comecei a adquiri produtos de maquilhagem muito tardiamente e só à poucos anos é que maquilhar-me virou uma rotina. Ainda assim, e apesar de ser muito leiga no assunto, hoje decidi partilhar algumas das dicas que resultaram comigo.

 

Preparação da Pele

Este foi um passo negligenciado durante algum tempo. Quando comecei a maquilhar-me não tinha nenhuma rotina de cuidado com a minha pele do rosto. Assim sendo, sempre que me maquilhava não fazia qualquer preparação de pele, no máximo aplicava um creme hidratante. Apesar de assistir a alguns tutoriais de maquilhagem e este passo ser sempre referido, eu não tinha esse cuidado. No entanto quando comecei a maquilhar-me mais frequentemente, senti necessidade de acrescentar este passo no meu dia-a-dia. 

Ainda estou a criar a minha rotina “ideal”, com os produtos que melhor resultam comigo e com um número de passos que eu tenha paciência para fazer diariamente. No entanto, antes qualquer maquilhagem acho essencial:

  • Limpar a pele;
  • Aplicar um tónico;
  • Aplicar Creme hidratante + creme de olhos.

 Para maquilhgens diurnas devemos sempre aplicar protector solar.

Imagem retirada do Garotas Consumistas 

 

Olhos Primeiro

Não sei se há uma ordem correcta para fazer a maquilhagem, porém eu maquilho sempre os olhos primeiro. 

Como a maioria das sombras que uso são bastante poeirentas, quando as aplico acabam sempre por cair sobre a minha pele. Como a pele ainda está por fazer, é muito mais fácil limpar sem manchar a base.  

 

Bons Pincéis

Esta é uma das últimas dicas que me fui apercebendo. Nunca fiz maquilhagens muito elaboradas e sempre usei pincéis muito baratinhos. Porém ultimamente tenho arriscado um pouco mais nas cores de sombras e senti falta de um pincel que facilite o processo de esfumar. Por isso o meu conselho é comprar poucos pincéis, mas de boa qualidade. 

Um dos pincéis de marca que adquiri foi o Blush Brush da Real Techniques e considero que valeu totalmente a pena, facilita imenso o processo de aplicar Blush/Brozer. 

pincel_Maquilhagem_Blush Brush_Real Techniques_Kuki Dreams

 

Sombras em tons neutros

As sombras com tons mais quentes são uma grande tendência, mas será que todas conseguimos utilizar essas paletas no nosso dia-a-dia?! Na minha opinião, para quem como eu está a começar torna-se mais complicado. Por isso a minha dica é adquirir uma paleta com tons mais neutros e complementar com um duo ou sombra unitária mais colorida. 

Para quem está a iniciar é tentador comprar várias paletas, ter uma grande variedade de cores, mas na verdade não lhes vamos dar uso. 

 

Aplicar Corrector na pálpebra

A sombra é pouco pigmentada? Aplicar um pouco de corrector na pálpebra ajuda não só a uniformizar o tom da pele, mas a aumentar um pouco a pigmentação das sombras. Para selar aplico uma sombra do tom da minha pele, ou um pouco de pó. 

Existe um produto específico para esta função – o primer de sombras. Porém para quem se inicia, não considero que seja essencial. 

 

Productos adequados à nossa pele

A verdade é que podemos criar uma maquilhagem de olhos maravilhosos, mas se a pele não estiver bonita, não se vão evidenciar como deviam. 

Uma pele bonita, deve-se não só aos cuidados que temos com ela, mas a produtos que se adequam às suas características. Por exemplo, uma pessoa com pele seca utiliza uma base mais adequada para pele oleosa, é provável que ao longo do dia a pele resseque ainda mais. O que não leva a um resultado de maquilhagem bonito. 

Considero que é necessário experimentar várias, ler um pouco sobre elas e para que características de pele se adequa. 

 

Retirar SEMPRE a Maquilhagem

Este também é um dos pontos mais falado na Internet e de extrema importância. Sempre que usamos maquilhagem é importante retirá-la ao fim do dia, limpar a pele de qualquer vestígios e aplicar os produtos que vão cuidar dela. 

Existem várias formas de retirar a maquilhagem, podemos retirar com toalhitas desmaquilhantes, água micelar, óleos para remoção de maquilhagem,..  

Os produtos que eu utilizo são água micelar e este Desmaquilhante e tónico da Yves Rocher. É importante referir que devemos sempre lavar o rosto depois de retirarmos a maquilhagem, mesmo com água micelar. E proceder assim de seguida à nossa rotina de cuidados de pele.

Desmaqulhante e tónico da Yves Rocher e água micelar da Nivea para remover a maquilhagem

Quais são as tuas dicas para quem está a começar a maquilhar-se? Gostas deste tipo de publicações?

Obrigada Tania Aguiar pela sugestão 🙂

2 Replies to “7 dicas que para iniciantes na maquilhagem”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.