Lifestyle

Doces Pecados | Receita para lanche rápidos e deliciosos

11 Março, 2018
Doces Pecados é a rubrica onde venho partilhar algumas das receitas que faço cá em casa. Doces porque eu adoro doces, adoro comer e fazer. Pecados porque gostaria de poder comer bem mais do que se pode. 

Vários são os dias em que estamos em casa e surge uma vontade de comer um docinho. Nem sempre nos apetece sair do conforto do nosso lar e escolher um sítio para lanchar, mas também não temos nenhum doce em  casa.
Quando isso me acontece acabo sempre por recorrer às minhas receitas fáceis e rápidas, mas que nunca falham. E hoje decidi vir partilhar algumas delas. 
São receitas com aqueles ingrediente que quase todos temos, sem necessidade de pequenos electrodomésticos ou grandes capacidades na cozinha.

1. Panquecas

     1.1- Panquecas simples

Este é um dos lanches que mais repito por ser tão prático
A receita é muito simples e é baseada na do Jamie Olivier. Uso 1 ovo, 1 copo de farinha e 1 copo de leite. 
Para além destes ingredientes vão precisar de uma vara de arames, um recipiente e a frigideira.

 

A sua confecção é ainda mais simples, só precisam de colocar todos os ingredientes no recipiente e mexer bem até obter uma massa homogénea.  Gosto sempre de acrescentar sempre um pouco de essência de baunilha. 

De seguida é só colocar uma frigideira anti-aderente (assim nem preciso de a untar) em lume brando, deixar aquecer e colocar um pouco da massa (cerca de 1 concha).
Quando a massa começar a fazer umas bolinhas (ou buraquinhos) é só virar.
 

A forma como mais gosto de comer panquecas é simples. Por isso costumo colocar um pouco de açúcar (pode ser qualquer um) durante a confecção da massa. Não tenho uma quantidade certa, o ideal é acrescentar pouco a pouco, provando entre os acréscimos.
Caso pretenda acrescentar um pouco de mel, fruta, nutella ou chocolate derretido não coloco o açúcar. 
Acrescentem aquilo que mais gostam e experimentem combinações diferentes. 

 

     1.2- Panquecas de Chocolate

O princípio é exactamente igual às panquecas anteriores, contudo acrescento um pouco de cacau em pó. Se não tiverem podem utilizar o chocolate em pó.
Assim sendo, coloco o ovo, a farinha e o leite num recipiente e começo a mexer com a vara de arames. Quando a massa estiver homogénea acrescento o cacau em pó, aos poucos sem quantidade certa. Se considerar que a massa está um pouco grossa é só acrescentar um pouquinho de leite.
 

 

Habitualmente uso leite magro na confecção das panquecas. Contudo podem utilizar o que mais gostarem.

     1.3- Panquecas com bebida de soja com sabor

Quem me acompanha no Instagram sabe que comprei uma bebida de soja com sabor de Baunilha e resolvi testar a receita das panquecas. Nesse caso usei a receita do Jamie Oliver trocando apenas o leite pela bebida escolhida. Apesar de não ter alterado a massa das panquecas, senti a necessidade de complementar o sabor das panquecas com banana às rodelas.

 

2. Bolo de Caneca

A receita de bolo de caneca de chocolate já é conhecida aqui no blog. Faço-a quando me apetece uma fatia de bolo e não tenho nenhum em casa. Pode ser como sobremesa ou lanche. É muito rápido de fazer (cerca de 4/5 min) e delicioso. Só precisamos de um garfo, uma caneca e alguns ingredientes que quase sempre temos em casa.
 
Depois de reunirem os ingredientes é só deitar o ovo e o óleo na caneca e bater bem com um garfo. De seguida acrescenta-se o leite, o açúcar, o chocolate em pó (ou cacau em pó) e por fim a farinha e o fermento.
As quantidades certas e o passo a passo está aqui.
Adoro acompanhar com um chá ou leite com café.

 

3. Papas de Aveia

É mais comum comer papas de aveia ao pequeno almoço, contudo também são óptimas para um lanche.
Faço sempre no micro-ondas, por ser mais rápido e mais prático.

Coloco cerca de 2 colheres de aveia numa taça e acrescento o leite. Aqui depende do gosto de cada um. 
Depois é só colocar no micro-ondas (cerca de 2 min) e posteriormente mais 1 min. Estes são os tempos para o meu micro-ondas, mas podem variar. No meu caso sei que ao fim de 2 min corro o risco de as papas transbordarem, por isso divido 2+1 min e já não tenho com que me preocupar.

Uma das formas que mais gostei de comer as papas de aveia foi quando usei a bebida de soja com sabor de baunilha.


Um das coisas que reparei foi que a bebida de aveia demora mais tempo a atingir a consistência que gosto do que o leite. 
Quando as papas arrefecem a sua consistência altera-se, por isso retirem as papas do micro-ondas antes de atingirem a consistência que pretendem. 

Mais uma vez gosto das papas de aveia simples, mas para quem não gosta podem acrescentar, por exemplo, canela. É uma óptima forma de mascarar o sabor e usufruir das propriedades da canela. 
contudo também podem acrescentar mel, fruta, frutos secos ou sementes. É só deixarem a imaginação fluir e experimentar várias combinações. 

 


Quais são os vossos lanches preferidos?
Quando vos apetece aquele docinho da tarde o que fazem? Opções mais saudáveis também são aceites! 😉

  1. Os meus são exatamente estes! Se bem que também aprecio fazer os meus iogurtes (iogurte natural, sementes, fruta, cereais) 🙂
    Confesso que não conhecia essa receita de panquecas, mas tenho que experimentar. Por norma, costumo fazer de aveia e banana (1 ovo, 1 banana e 4 colheres de aveia)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.