Lifestyle | Soajo

Encantos portugueses | Soajo

10 Setembro, 2017

Hey Dreamers!

Mais uma rubrica nova aqui neste cantinho.
Com esta rubrica quero partilhar pequenos encantos por onde passei, e quem sabe poder dar-vos algumas ideias para passeios futuros. 
O primeiro encanto que vos trago é uma aldeia bem tradicional com uma arquitectura bem marcante, venho falar-vos do Soajo.


  • Localização

Pertencendo ao concelho de Arcos de Valdevez (distrito de Viana do Castelo), o Soajo está inserido no Parque Nacional Peneda-Gerês. 

Coordenadas GPS
41° 52′ 29″ N 8° 15′ 51″ O


  • O que visitar

O grande atractivo da vila de Soajo são os Espigueiros. São um conjunto de 24 e foram erigidos numa gigante laje granítica que actualmente ainda é usada como eira comunitária. O mais antigo data de 1782


Escolhendo estrategicamente um local elevado, os espigueiros foram construídos com o objetivo de proteger as colheitas da população dos animais e das intempéries.

Estes espigueiros foram construídos em pedras cujas paredes encontram-se desunidas de forma a possibilitar a circulação de ar. Foram ainda edificados em cima de umas pedras redondas (conhecidas por mó) com o objetivo de impossibilitar a subida dos animais roedores. A maioria destes espigueiros foram finalizadas com uma cruz no topo, o que sugere invocação divina para proteção das colheitas.

Em1983 o IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico) classificou estes imóveis como interesse público.

O Pelourinho é considerado Monumento Nacional e apesar das incertezas sobre a data da sua construção estima-se que foi no século XVII. Apesar de difícil da difícil interpretação, este monumento encontra-se assente numa plataforma de 3 degraus quadrangulares. É uma coluna cilíndrica, tosca, observando-se no topo uma carranca esquemática e finalizada com uma laje triangular.

Para além dos dois locais turísticos acima referidos, podem ainda passear pelas ruas e apreciar as construções típicas das casas assim como a pavimentação.

Nesta aldeia é ainda aconselhado visitar a casa da Câmara, casa de Endereço, a Igreja Paroquial de São Martinho do Soajo, o moinho em ruínas e ainda as Antas da Serra de Soajo. 
Numa visita pela aldeia, pode-se constatar as inúmeras casa de turismo rural que surgem da recuperação dos edifícios antigos mantendo os traços tradicionais e ideias para quem quer passar uns dias de descanso.
Podem ainda optar por fazer uns dos trilhos pelas redondezas.


  • O que comer

Não podem passar pela vila de Soajo e não comer uma das iguarias típicas como o cabrito à moda do Soajo ou arroz de cabidela. E para sobremesa, ou então para o lanche, um pão de ló de Soajo.

Já conheciam? Gostam destas aldeias?

  1. Num momento sinto que já visitei e noutro não! Mas sem dúvida que se visitei foi quando era pequenina e, por isso, adoraria regressar!
    Segui o blog! Quero ver mais posts assim de viagens a locais menos conhecidos! Também tenho uns quantos planeados 😀
    Beijinhos,

    A Maiazita

  2. Também já tinha ido em criança, mas é sem duvida muito diferente.. Desta vez apreciei muito mais a vila, as ruas, as casas… Tem um encanto diferente…
    Obrigada! 🙂 Já estou à espera dos teus… 🙂
    Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.