Lifestyle

Mezinhas Caseiras para Gripes e Constipações

13 Novembro, 2017

 

Na publicação que fiz ontem no Facebook contei que estava a ficar adoentada. Nada mais é que uma ligeira constipação. E quantas ainda estão para vir.
 
Como ninguém gosta de ficar doente e quanto mais rápido passar melhor hoje vamos falar mezinhas caseiras.
Aquelas que as nossas avós faziam e posteriormente as nossas mães. As mezinhas que tudo curam, nem que seja só a alma. Estas são as que se fazem cá por casa. 
 
 

 1. Nebulização caseira

Um método muito antigo para ajudar na congestão nasal. A nebulização caseira consiste em colocar uma panela com água a ferver. Quando a água estiver a ferver é só aproximar o rosto de modo a inspirar o vapor de água libertado tapando a cabeça com uma toalha.
À água pode ainda acrescentar-se umas folhas de eucalipto, uma vez que este tem propriedades expectorantes. 


2. Xarope de cenoura

Esta foi a mezinha mais usada em criança. Um bocadinho de tosse e pedia logo xarope de cenoura. 

Cá em casa é feito somente com cenoura partida às rodelas com um pouco de açúcar e deixar repousar. No entanto também se pode fazer com cenouras às rodelas, umas gotas de limão e um pouco de mel. 
É preciso referir que o motivo pelo qual eu adorava é porque é muito doce. Não podendo verdadeiramente comprovar a sua eficácia.
 
Xarope de cenoura caseiro

 

 

Xarope de cenoura caseiro

3. Limão com Mel

Para mim esta é a que mais resulta. 
O que fazemos cá em casa é aquecer o sumo de limão com um pouco de mel. Faço uma quantidade bem reduzida, cerca de meia chávena de café. 
É um pouco amargo é verdade, mas considero o melhor remédio caseiro para as constipações. Não só aliamos a vitamina C como reforçamos o sistema imunológico também com mel. 

4. Infusão de Limão

Com um teor elevado em vitamina C o limão é um grande aliado do nosso organismo para a luta contra gripes e constipações.
A infusão de limão pode ser tomado assim ou acrescentar um pouco de mel.

 
chá de limão, infusão
 
 
Deixando as mezinhas caseiras, o importante nas gripes e constipações é manter o corpo bem hidratado, seja com infusões ou água, o importante é beber muitos líquidos. 
 
E vocês usam mezinhas caseiras?? Que mezinhas é que resultam?? 
 
  1. Olá!
    Uma coisa que funciona imenso comigo quando estou constipada é chá de gengibre 😉 Sabe mal que se farta e quase que preciso de meter um quilo de açúcar, mas faz milagres. Três dias a beber chá de gengibre e a colocar vicks na planta dos pés e fico nova.
    Mas um amigo meu apostava imenso no xarope de cenoura. Para ele funcionava na perfeição 😉
    Beijinho*

    BeYowesome | Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.